Profissionais da Atenção Primária de Indaial participam de oficina sobre implante contraceptivo em Palhoça

Por Roman Raiter 29/10/2025 - 15:20 hs
Foto: PMI

A equipe da Atenção Primária à Saúde de Indaial participou, na última quinta-feira (23), da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Contraceptivo, realizada em Palhoça (SC).


A capacitação integra uma série de oficinas promovidas pelo Ministério da Saúde, em parceria com o CONASS, CONASEMS e as Secretarias Estaduais de Saúde, com o objetivo de qualificar médicos e enfermeiros da Atenção Primária para a inserção e manejo clínico do implante subdérmico de etonogestrel, um método contraceptivo de longa duração (LARC).


O treinamento busca ampliar o acesso e a oferta do método contraceptivo na rede pública, promover o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos, reduzir desigualdades regionais e de gênero e fortalecer a atuação interprofissional nas equipes de saúde.


A incorporação do implante subdérmico no Sistema Único de Saúde (SUS) representa um avanço importante na garantia dos direitos reprodutivos e na expansão das opções de planejamento familiar, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 9.263/1996 e atualizações da Lei nº 14.443/2022.


Com a qualificação, os profissionais de Indaial estarão ainda mais preparados para oferecer atendimento humanizado, seguro e baseado em evidências, fortalecendo o cuidado integral à saúde da mulher no município.